Piso Vinílico: conheça suas características
- Arqª Raquel Frantz
- 4 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Na hora de escolher o piso ideal fica difícil decidir em meio a tantas opções: pisos vinílicos, cerâmicos, porcelanatos, laminados, pedras naturais, etc. O piso vinílico é um dos queridinhos do momento pois é de fácil e rápida instalação e tem um design lindo.

O piso vinílico é um composto de PVC (policloreto de vinila), ou seja, é um material com características plásticas mas não é recomendado instalá-lo em ambientes úmidos (banheiros e áreas externas). Esse tipo de piso pode ser utilizado desde residências até hospitais, aliás é bastante utilizados em hospitais e clínicas pois é de fácil limpeza e também por ser possível executar o rodapé com o mesmo material, evitando os "cantinhos" que podem acumular sujeira.

No mercado encontramos uma gama enorme de cores e dimensões, disponíveis em formatos de mantas (rolos), placas (quadradas) e réguas (retangulares) suas dimensões e espessuras (1,2 mm a 4 mm) variam conforme o fabricante e também com a necessidade do projeto, isso indicará a necessidade de um piso para baixo ou alto tráfego de pessoas.
Os fabricantes desenvolveram uma infinidade de padrões de cores para agradar todos os gostos. Alguns imitam pisos de madeira, cimento, pedras naturais, outros são coloridos ou com desenhos infantis são muitas opções a nossa disposição.
A escolha muitas vezes é guiada pelo custo do material, essa é uma vantagem deste piso, seu valor pode variar de 20 a 350 reais o metro quadrado, se encaixando em todos os orçamentos.
Imagens do site da Tarkett e Madepal.
Vamos falar um pouco sobre a instalação; é muito importante que o local onde vai ser feita a instalação esteja preparado. O local precisa estar limpo, seco, firme, nivelado, curado e impermealizado (se contrapiso for pouco úmido).
Um ponto importante na instalação é o nivelamento do contrapiso, que deve estar liso sem perfeições pois qualquer imperfeição pode marcar o piso vinílico podendo causar furos ou rachaduras. Para esse nivelamento utilize uma argamassa autoniveladora e deixe curar o tempo indicado pelo fabricante.
Uma outra vantagem deste piso é que ele pode ser instalado sobre um piso existente desde esteja nivelado, mas atenção, não pode ser instalado sobre qualquer tipo de piso de madeira, laminado, parquê, pisos cerâmicos que contenham peças soltas ou desniveladas, cimento queimado, pintura acrílica ou epóxi.
A instalação deste piso é rápida e fácil, mas existem algumas diferenças de instalação; os modelos colados, a cola é aplicada no contrapiso; o modelo click as peças são apenas encaixados uma na outra (macho e fêmea); e o modelo autocolante, que a cola já vem na própria peça do piso. Todos os modelos são instalados em poucas horas.
Para limpeza e manutenção utilize um pano levemente úmido com água e depois seque, em áreas públicas ou comerciais verifique as orientações do fabricante.
Alguns fabricantes: Tarkett, Durafloor, Eucafloor, Pisotech, Komeco, Artens.
#piso #pisos #pisovinilico #tiposdepisos #tarkett #durafloor #eucafloor #pisotech #dicasdearquitetura #dicasdedesign #dicasdeinteriores #dicasdedesigndeinteriores #arquitetura #design #designdeinteriores #blogdearquitetura #blogdedesigndeinteriores #blog #arqdica #inspirações #arquiteta #arquitetaurbanista #designerdeinteriores #raquelfrantzarquitetura
Comentários